Ajuda-nos a saber como e quando se planta a batata doce?

A batata-doce (Ipomoea Batatas) teve a sua origem na América Central, mas está atualmente espalhada por diferentes regiões do globo. É semelhante às batatas comuns, sendo, no entanto, mais rica em açúcar e mais farinácea.

Há essencialmente quatro tipos de batata-doce que se distinguem pela cor, sendo a branca a mais seca e menos doce. Há ainda a  amarela, a roxa e  a batata avermelhada. A intensidade da cor depende do seu índice de beta caroteno (elemento usado pelo nosso organismo para produzir vitamina A ). A batata roxa tem propriedades antioxiodantes.

A forma varia desde a que normalmente apresenta  a batata clássica até outras mais alongadas ou cónicas.

Não sei como e quando se cultiva a batata doce, nem quanto tempo demora a sua maturação na terra.

Alguém pode ajudar?

Desde já agradeço a sua colaboração.

Isabel Vasconcelos

(Pelouro de Ambiente da Câmara Municipal de Arouca)

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>